EMPREITADA CULINÁRIA: MANTEIGA DE AMÊNDOA

Este fim de semana, aproveitei para fazer minha manteiga de amêndoa caseira e, dessa vez, lembrei de tirar fotos para colocar aqui no blog. 

Eu sempre gostei da manteiga de amendoim, mas o que eu não sabia era que existiam outras versões da tal manteiga. Como a Big Sister estava fazendo mestrado nos EUA, nós fomos à Califórnia  ano passado para a sua formatura e aproveitamos para passear. Lógico que nossos passeios incluíram, como sempre, os supermercados, como o Ralphs, Trader Joe's e Whole Foods. 

Vale dizer que nos EUA eles vendem vários tipos de manteigas já prontas e sem aditivos (oh paraíso). No Whole Foods, existe uma máquina que faz a manteiga de forma instantânea, basta você escolher o "sabor" e  a quantidade. Eu comprei uma manteiga de amêndoa no Trader Joe's para trazer para casa por recomendação da minha irmã. Ela inclusive me disse que a manteiga de castanha de caju também é uma delícia. 

Como por aqui só é vendida a manteiga de amendoim (inclusive acho que são muito moídas), então resolvi fazer a minha de amêndoa, já que aquela que eu trouxe da viagem acabou há anos. Se preparem para uma receita pra lá de difícil. 


INGREDIENTES:
  • 3 xícaras de amêndoas torradas
ou
  • 3 xícaras de amêndoas torradas
  • 1 xícara de castanha de caju
    Para quem gosta da manteiga mais salgadinha, pode acrescentar uma pitada de sal. 
    Eu passei a fazer a manteiga de amêndoas com castanha de caju, pois a amêndoa demora para liberar o óleo para virar a manteiga, já a castanha de caju libera o óleo mais rápido o que ajuda o processador a bater a amêndoa até ela começar a liberar o óleo. 


MODO DE PREPARO:

  1. Você pode comprar as amêndoas já torradas ou comprar elas cruas e torrar em casa. No último caso, você coloca todas em uma assadeira, de modo que todas toquem a assadeira, e leva ao forno pré-aquecido a 200°. (cuidado para não esquecer pois é super rápido) Assim que começar a sentir o cheiro de amêndoa torrada ou que vir que as mesmas ficaram mais douradas pode retirar do forno e deixar esfriar um pouco (um outro sinal é quando ouvir que alguma amêndoa já começou a estalar). 
  2. O sal serve para realçar um pouco mais o sabor das amêndoas e é a gosto. (as primeiras vezes, fiz com sal. Agora eu não coloco mais o sal)
  3. Coloca todas as amêndoas e o sal marinho (opcional) em um processador (ou liquidificador ou mixer) e bata. Você vai bater de 10 a 20 minutos. No processo, será necessário que você pare o processador para mexer a mistura várias vezes, pois ela fica presa nas laterais. Tem um momento em que você acha que não vai dar em nada, mas continue com fé que vai dar certo. 
OBS: se seu processador começar a esquentar. Pare um pouco até ele esfriar ou você acabará queimando o motor. 







Se você estiver fazendo no mixer, vá com calma. O meu precisou de várias paradas para esfriar pois o mixer esquentava bastante. 

  







Ao final do processo, você vai escolher se bate ainda mais, para que a manteiga fique mais homogênea, ou não. Quanto mais você bate mais cremosa ela fica.
Por hoje é só, pessoal!

XOXO

Comentários