Esse rapaz do título é mais conhecido como o "pão de cerveja", porque é feito com o que sobra da cevada utilizada na produção de cerveja, esse pãozin´ não deixa a desejar.
O marido, seguindo a moda das cervejas artesanais, se juntou com os amigos e resolveu produzir cerveja (instagram - @cerva_em_formacao). Daí que para fazer 20l de cerveja, eles utilizam aproximadamente 3kg de cevada que, ao final, iria para ser descartado. Obviamente achei um absurdo toda essa cevada ir para o lixo (é comida, gente!) e fui prontamente googlar pra saber o que dava pra fazer com a sobra da cevada e a receita mais se repete é a de um pão de cevada, o malzbrot.
Confesso que já fiz uma vez pra testar e achamos delicioso. Uma receita com 300g de cevada rende 3 pães grandes. Na primeira vez, fiz a receita básica, mas hoje vou fazer três variações: um pão básico, um com alecrim e sal grosso e um com azeitona. No final do post, conto o resultado. Segue a receita.
Ingredientes:
- 300gr de malte de cevada moído (bagaço)
- 800gr de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de mel
- 1 sachê (ou 1 colher sopa rasa) de fermento biológico seco
- 1 colher rasa (sopa) de sal
- 350ml de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga (ou banha ou margarina)
- 1 gema ---> opcional
Modo de Preparo:
Misture os ingredientes secos (cevada, farinha de trigo, fermento e sal). Eu gosto do pão mais crocante por dentro, mas quem preferir pode bater um pouco a cevada com o leite no liquidificador para que ela se incorpore melhor na massa.
Sove por 10 minutos. Se for usar a batedeira, ela precisa ser planetária e ter aquele gancho próprio para massas: 10 minutos em velocidade baixa.
Coloque a massa em uma tigela e cubra com um pano seco. Deixe descansar por 1h.
Sove novamente (na segunda vez, eu sovei na mão, pois fiquei com receio da batedeira não aguentar), faça o formato do pão que deseja e depois coloque em uma assadeira untada com manteiga ou óleo. Deixe descansar novamente até dobrar de tamanho (mais ou menos 1h).
Comentários